Veja 12 sinais de que há algo errado com sua tireóide

fevereiro 20, 2016  —  By

ret

A maior parte do tempo, quando sentimos algo estranho em nossos corpos, nós simplesmente dispensamos: “É só uma gripe, alergia ou a idade”.

Às vezes isso é a verdade, mas, mais frequentemente do que gostaríamos, esses problemas inocentes podem indicar problemas médicos mais sérios como problemas de coração ou de hormonais.

Publicidade

É por isso que é tão importante prestar atenção às mensagens que nossos corpos nos mandam — como é o caso quando experienciamos problemas com nossa tireoide.

Apesar de ser apenas uma pequena glândula em nossa garganta, a tireoide é responsável por produzir o hormônio tireoidiano, ou HT, que regula nosso metabolismo, temperatura e batimentos cardíacos.

Se a tireoide sai dos trilhos de repente, duas coisas podem acontecer: ou ela se torna hiperativa, produzindo hormônios de mais, ou ela pode diminuir a produção desenvolvendo pouco hormônio.

Aqui estão alguns dos sintomas de que nossa tireoide está querendo sair da linha.

..::O que é uma tireoide?
1

A sua tireoide está localizada na parte frontal de seu pescoço e tem a forma de uma borboleta. É difícil acreditar que um órgão tão pequeno possa ter tanta influência em nosso corpo.

Se a sua tireoide se torna muito ativa, ela produz muito hormônio tireoidiano, desenvolvendo então hipertireoidismo.

Opostamente, sua tireoide pode diminuir a velocidade de produção do mesmo hormônio, isso é chamado hipotireoidismo.

Sintoma 1: Se sentir triste ou deprimido

01

De acordo com a Clínica Mayo, uma tireoide super — ou sub — ativa pode alterar completamente seu humor. Pouco hormônio tireoidiano  pode afetar seus níveis de serotonina, o hormônio “feliz”, o que pode causar tristeza e até depressão.

Por outro lado, muito hormônio tireoidiano pode te deixar ansioso e irritável.

Sintoma 2: Constipação

2

Se você está sofrendo de constipação e não consegue expulsá-la, é, provavelmente, uma disfunção na produção de hormônio que está causando uma digestão mais lenta.

Este é um dos três sintomas mais comuns de hipotireoidismo” diz o especialista em medicina integrativa Dra. Robin Miller.

Sintoma 3: Dormir muito

3

Todos nós sofremos um pouco para sair da cama pela manhã mas quando isso se torna insuportável deve ser tomado como um sinal de alerta.

Uma tireoide lenta pode fazer as funções do corpo também mais lentas, te deixando sonolento mesmo de dia.

Sintoma 4: Perda de cabelo e pele seca

4

A sua pele está seca e coçando e ainda não é inverno? Pode ser um sintoma de hipotireoidismo. A mudança na textura é resultado de um metabolismo mais lento, que reduz o suor.

Seus cabelos e unhas também podem parecer mais secos e seu cabelo pode começar a cair. A razão? Falta de hormônio tireoidiano interrompe o ciclo de crescimento do cabelo o que resulta em queda até das sobrancelhas!

Sintoma 5: Ganho de massa súbito

5

O ganho de peso pode ser causado por muitos fatores, o  ganho de peso sem quaisquer mudança nos seus hábitos físicos ou alimentares pode ser indicativo de problemas.

Na verdade, essa é uma das principais razões pelas quais as pessoas acabam do escritório do Dra. Miller. “Elas me dizem que não estão comendo mais que o usual mas estão ganhando peso”, diz ela. “Elas estão se exercitando mas não chegam a lugar algum,” a causa é, provavelmente uma tireoide pouco ativa.

Sintoma 6: Falta de apetite sexual

6

Pouco hormônio também significa baixa libido de acordo com o site health.com.

Contudo, experienciar outros dos sintomas de problemas tireoidianos — dores, queda de cabelo, ganho de peso — também contribuem à perda de desejo.

Sintoma 7: Dores musculares

7

Se batemos um dedo, ele tende a doer. Ou, se praticamos um exercício que não é comum para nós, como remar uma canoa, vamos sentir dores nos músculos dos braços pelos próximos dias. Esse tipo de dor é normal e tem uma explicação.

Mas se você está sentindo contrações ou dores misteriosas e aleatórias nos braços, mãos, pernas ou pés, pode considerar sua tireoide uma culpada.

Uma falta de hormônio tireoidiano pode danificar os nervos que enviam sinais do seu cérebro ao resto do seu corpo. o resultado, de acordo com a Dra. Miller são “cócegas e dores inexplicáveis.”

Sintoma 8: Coração palpitante

 8

Quando nos apaixonamos por alguém, podemos sentir uma leve palpitação no coração.

Contudo, a arritmia causada por problemas tireoidianos é bastante diferente, é bem mais pronunciada: a sensação é de que o coração está “pulando” uma batida ou duas. É possível até sentir nos pontos de pulsação como o pescoço e o pulso.

Se isso parece com  algo que você está experienciando pode ser um indicativo de que há muitos hormônios no seu sistema.

Sintoma 9: Cabeça confusa

9.

Seu cérebro pode se sentir um pouco mais confuso com a idade, mas se a sensação se tornar mais intensa de repente, cuidado. Muito hormônio tireoidiano pode dificultar a concentração, enquanto muito pouco causa esquecimento.

Quando tratamos pacientes com hipotireoidismo eles sempre se surpreendem o quão rápido a memória volta e o como se sentem mais rápidos” diz a Dra. Miller. “Muitas mulheres associam o problema com a menopausa quando na verdade é um problema tireoidiano”.

Sintoma 10: Pressão sanguínea alta

10

Se você tem pressão alta e nada parece resolver o problema sem medicamentos — como uma dieta mais regulada ou mais exercícios — é melhor dar uma checada na tireoide.

Uma tireoide pouco ativa pode aumentar os níveis de colesterol ruim, o que, infelizmente, pode causar um aumento nas chances de parada cardíaca.

Sintoma 11: Aumento do apetite e mudança nas papilas gustativas

11

Os alimentos estão com um sabor diferente ultimamente? Uma tireoide pouco ativa pode bagunçar seus sentidos de paladar e olfato, de acordo com health.com.

Contudo, se você não consegue parar de comer pode significar hipertireoidismo, uma tireoide ativa demais.

Nesse caso, o excesso de hormônio vai balancear todas as calorias que você ingere e, apesar de comer muito, você pode não ganhar peso algum. Apesar de parecer um sonho para muita gente, é melhor marcar uma consulta.

Sintoma 12: Desconforto na garganta e no pescoço

12

Sua tireoide está no seu pescoço então, desconforto físico no local aonde ela está localizada faz sentido. Caroços na garganta, mudança na voz ou até mesmo bócio podem ser sinais de disfunções tireoidianas.

Se você sente qualquer uma dessas coisas olhe-se no espelho e veja se consegue perceber algum tipo de desordem.

Para fazer um teste simples, segure um espelho em frente à parte inferior de sua garganta, acima dos ossos dos ombros e abaixo do pomo de Adão, sua glândula tireoide está localizada nessa região.

Incline a cabeça para trás, tome um gole de água e engula. Ao mesmo tempo, procure por sinais como caroços ou inchaços. Se encontrar algum, procure um médico. Você pode estar com uma glândula inchada ou um nódulo que vai precisar de mais avaliações.

Apesar de todas essas dicas, vigilância constante é necessária. Checkups anuais também são boas indicações, se tiver qualquer dúvida sobre sua saúde consulte um médico. Só ele vai saber o que é realmente necessário para o bem de sua saúde.

Fotos/Reprodução: littlethings

Loading...